O Field Jacket M-41 na FEB

Entregue a partir de outubro de 1944 para o pessoal do 1.o Escalão, o Field Jacket modelo de 1941 viria a se tornar o mais ubíquo agasalho americano entre nossa tropa.

O M-41 teve um desenho inicial chamado Parsons, no qual os bolsos laterais eram protegidos por duas lapelas. Ele também se desenvolveu juntamente com o Artic Field Jacket, um similar do M-41 fornecido aos homens em posições no Alaska e Aleutas com um forro similar ao das tankers jackets.

O M-41 era de fato um agasalho leve, mas bastante prático. Sua parte externa era fabricada em popeline, um tecido de algodão mais pesado que o de camisaria porém mais leve do que a sarja. Os forros variavam de peso, sendo comum um flanelado médio de composição 100% lã natural.

Em alguns momentos da produção, o M-41 chegou a ser confeccionado em sarja na cor Olive Drab 03, que é bem mais resistente do que o popeline, sendo estranho que este material não tenha sido adotado em definitivo para a fabricação destas jaquetas. A versão do CHO utiliza a sarja de 8 onças em sua construção, o que a torna idêntica no peso e na cor da sarja das M-41 originais.

Embora o M-43 tenha se tornado popular na Europa a partir de 1944, esse modelo mais moderno não chegou a ser entregue em grandes quantidades nem mesmo para os americanos na Itália, que continuaram usando o M-41 até o final da guerra. Em poucos casos, o M-41 também foi distribuído ainda mesmo nos lances iniciais da Guerra da Coréia.

Nas fotos abaixo, vemos comandantes de pelotão do 6.o Regimento de Infantaria ouvindo preleção do Marechal Alexander em novembro de 1944, na cidade de Porretta Terme. À direita, o 3.o Sargento da CPP I Newton Medici Lascaléia, em foto datada de outubro de 1944, situando com precisão o momento de distribuição desses uniformes à FEB.

De acordo com documentação da Intendência consultada, cerca de 10.000 M-41 foram distribuídos à FEB, ao contrário do M-43, que não foi distribuído.

Deixe um comentário